Fiz uma entrevista com minha querida amiga Melina Helena Massarani da Silva, que é Educadora Infantil – Agrupamento de 2 anos, Professora de Musicalização Infantil e Musicoterapeuta. Com sua experiência no trabalho com crianças, conversamos sobre a musicalização infantil e sua importância.
Isabella, Mãe Aventura - Obrigada por nos ceder um pouco dos seus conhecimentos. O que é a musicalização para crianças?
Melina Helena, Musicoterapeuta – A musicalização para crianças, é a estimulação musical precoce através de parâmetros do som- timbre, altura, duração e, intensidade, da audição de diversos estilos musicais, da compreensão de sons da natureza e sons corporais, do ritmo, da escuta e experimentação de diversos instrumentos, para que assim a criança possa perceber e sentir o que é a música e despertar, quem sabe, a sua musicalidade e o seu interesse por instrumentos e teoria musical.
Isabella – Qual a importância da musicalização?
Melina – A musicalização vai auxiliar no despertar do interesse da criança pelo mundo musical, então a partir daí, ela terá mais chances de reconhecer sua aptidão, ou mesmo desenvolvê-la. Além do mais, existe a possibilidade da estimulação da motricidade fina, da criatividade, cognição, socialização, memória, atenção e, etc.
Isabella – Quando é recomendado iniciar essa estimulação musical?
Melina – A estimulação musical precoce pode começar desde a gestação através de estimulação da própria mãe e da família. Depois do nascimento, existem escolas que oferecem aulas de estimulação musical a partir de 3 meses de idade. Mas os pais devem usar a música todos os dias com os filhos, desde o nascimento, para niná-los, para massageá-los e durante as brincadeiras.
Isabella – Como podemos observar a aptidão da criança pela música?
Melina – Existem crianças que demonstram mais interesse desde muito pequenas, através de sons produzidos com o próprio corpo, constantes improvisações musicais com a voz, pela reprodução de canções ouvidas em casa e na escola, com o interesse por instrumentos musicais. Mas, ainda que a família não perceba um interesse acima da média, as aulas de musicalização e a estimulação da família poderão auxiliar para que as mesmas possam desenvolver o gosto pelo musical e quem sabe a aptidão.
Isabella – Como podemos incentivar a musicalização em casa?
Melina – A família poderá colocar músicas de diferentes estilos e compositores para a criança ouvir durante os momentos de brincadeira, preparação para o sono, massagens e etc. Poderá também incentivá-la a produzir sons corporais, a produzir gestos quando ouvir músicas, a utilizar instrumentos, que não sejam apenas os de brinquedo, apropriados para criança. E ainda, é muito importante que os pais não desestimulem a criança caso percebam uma falta de aptidão, uma desafinação, porque a música vai muito além da estética, lembrando sempre de que a música e seus parâmetros são importantes formas de comunicação e interação do ser humano, independente da beleza.
Isabella – Qual profissional devemos buscar para nos orientar nessa musicalização com as crianças?
Melina – A musicalização infantil é feita pelo educador musical, e também pode ser realizada por um musicoterapeuta, sempre que envolva algum objetivo específico visando a saúde e o bem estar do cliente.
Isabella – Como a música pode ajudar a estimulação de crianças com necessidades especiais?
Melina – Para muitas crianças com necessidades especiais a comunicação é comprometida e a música pode ser um importante canal viabilizador de contato, além de poder favorecer o estímulo psicomotor, sensorial, cognitivo e social.
Isabella – Gostaria que, por favor, você fizesse algumas considerações finais.
Melina – A música além de inata é muito importante para o ser humano e, quanto mais nova a criança for estimulada a perceber o mundo musical, ela terá maiores chances de desenvolver sua musicalidade.
Mais uma vez quero agradecer minha querida amiga por nos dar algumas orientações sobre o assunto, e espero que tenha esclarecido algumas dúvidas de papais e mamães, que possamos ter ajudado de alguma forma.
Abraços a todos e muita música em suas vidas!
(Publicado inicialmente em 12/04/2016 - maeaventura.com)