Nossa primeira aventura em família foi para a capital mineira, Belo Horizonte. Essa viagem foi em Dezembro de 2012, éramos 3 (eu, meu esposo e nossa filha, com apenas 4 meses). Foi uma delícia, nossa primeira experiência em viajar com filhos.
Nós fomos de avião e ficamos lá 4 dias. Foi tempo suficiente para nos divertirmos. Como temos um espírito aventureiro, daqueles tipo mochileiro, não alugamos carro. Ao chegar em Belo Horizonte, fomos para o setor onde ficamos hospedados, próximo à Lagoa da Pampulha, que é um lugar belíssimo e já valeu a pena conhecer. O tempo quase todo andamos de ônibus pela cidade, sempre pegávamos o transporte em horários fora dos horários de pico, então foi super tranquilo. O transporte é de qualidade e nos atendeu muito bem.
Nesses quatro dias que ficamos lá, fomos ao famoso Mercado Central (eu já conhecia, é parada obrigatória para quem vai a BH), comemos um prato delicioso que é bem famoso por lá, o fígado com jiló, no Botiquin do Antônio. Também nos deliciamos com os quitutes da lanchonete Sabores e Idéias (tem muita coisa gostosa). No mercado vende de tudo, tem alguns outros bares e botecos, vende de comida a roupas e calçados. Passamos pela Savassi, bairro conhecido por seus famosos bares. Fomos na Praça da Liberdade, que é muito bonita, e bem perto de lá tem uma maravilhosa casa de doces portugueses chamada Doces de Portugal (é realmente uma delícia, quem vai a BH tem que conhecer).
Mas não fizemos essa viagem só pra comer não, rsrs! Fomos ao Parque Municipal Ámerico Renné Giannetti, no centro da cidade, que é bem bonito, fica ao lado de uma galeria de artes, dá pra fazer os dois passeios em um só dia. É na rua desse parque que acontece a Feira Hippie aos domingos, com uma grande variedade de produtos de todo tipo (roupas, calçados, acessórios, coisas para casa, enxoval...). Mas nessa viagem não fomos à feira, eu estive lá antes, quando estava gestante, para fazer o enxoval.
Saímos um dia a noite para comer uma pizza retangular próximo à Praça da Liberdade. A pizza estava bem gostosa e o lugar era bem movimentado. Uma outra noite fomos a um barzinho perto da Pampulha, muito bacana também. Passamos perto do Mineirão, na época estava sendo reformado para a Copa do Mundo.
Foi um passeio curto mas foi muito bom. Estivemos na companhia de pessoas queridas e foi nossa primeira experiência em viajar com nossa filha. Valeu muito a pena, um dia voltaremos com as crianças um pouco maiores para que possamos ir no Instituto Inhotim, em Brumadinho, que também fui quando estava gestante, e que é outro passeio que vale muito a pena.
Se suas crianças são maiorzinhas, vocês precisam conhecer Belo Horizonte. Tem alguns museus e o Parque das Mangabeiras, que ainda não conheci, tem muito programa bom para fazer em família e tenho certeza que vale muito a pena. É uma viagem que se aproveita muito bem em um feriado prolongado, ou uma semana de férias.
Recomendo a quem for, olhar os períodos de chuva, se não me engano é mais ou menos entre Novembro e Fevereiro, pois não dá para ir nos locais abertos com chuva. Pegamos um dia de chuva quando fomos, mas foi chuva fraca.
Desejo uma boa viagem a todos!
(Publicado inicialmente em 18/01/2016 - maeaventura.com)